Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Corrida Presidencial 2010 por Douglas Yamagata.

Dilma concentra as intenções de votos entre as pessoas de baixa renda. Serra concentra seus votos entre os ricos.


Por Douglas Yamagata

Antes de qualquer discussão, é importante lembrar que na intenção de voto espontânea (sem mostrar nomes), Lula aparece como primeira opção com 18,7%, seguido por Dilma 9,5% e Serra 9,3%. Ou seja, além de Lula ser ainda a preferência, Dilma já ultrapassa Serra na intenção de voto espontânea (dados da Folha de São Paulo).
Podemos observar na última pesquisa CNT/Sensus, que Dilma tem uma boa vantagem sobre Serra no Nordeste (38% contra 25,4%). Apesar desta vantagem, é necessário avançar ainda no Sudeste (Dilma tem 22,7% e Serra 34,7%), que é a região do país onde Dilma tem menos intenções de votos.
O Sudeste ainda é uma região a ser mais trabalhada, uma vez que ainda há indefinições na candidatura a governador do estado de São Paulo. Soma-se a isso, o desempenho das alianças do PT no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, que podem levar a um grande diferencial à candidatura de Dilma. Além de que, Lula tem 77% de aprovação em seu desempenho nesta região.
Dilma tem 26,5% das intenções no Sul e Serra tem 41,9% das intenções nesta região. É justamente a região onde Lula tem maior rejeição ao seu desempenho (-21,6%). Vale lembrar que a governadora Yeda Crusius está com baixa aprovação e a candidatura de Tarso Genro pode reverter esta situação. Importante ressaltar também as indefinições nas candidaturas aos governos de Santa Catarina e Paraná e as articulações nestes estados.
Dilma tem mais intenções de voto na zona rural do que na zona urbana (36,1% e 26,1% respectivamente). Contrariamente, Serra tem mais votos na zona urbana do que na rural (34% e 33,4% respectivamente). Serra leva vantagem nas capitais (32,4% contra 23,9% de Dilma). No entanto, ambos possuem mais intenções nas cidades médias e pequenas.
Outro campo a ser mais trabalhada é com relação ao gênero. Dilma tem maior preferência entre os homens (31,9%) do que entre as mulheres (24%). Serra tem igualdade de 33% para ambos os sexos.
Com relação à faixa etária, é curioso que Serra tenha 45,5% das intenções entre jovens de 16 e 17 anos, e Dilma apenas 17,2%. Entre a faixa etária de 25 a 39, Dilma e Serra praticamente dividem os votos, onde Serra e Dilma tem 34% entre 25 e 29 anos e 30% entre 30 e 39 anos. É necessário também um trabalho direcionado das pessoas com mais de 40 e 50 anos, onde Dilma leva desvantagem.
Dilma tem mais intenções de votos das pessoas que possuem o primário e colegial (28,2% e 28,6%). Serra tem mais intenções de votos das pessoas que possuem o colegial e superior (33,1% e 37,2%).
Com relação à faixa salarial, as intenções de votos em Dilma concentram-se entre as pessoas que ganham menos de 1 salário mínimo até 5 salários mínimos (28%). Serra concentra as intenções de votos entre as pessoas que ganham de 10 até mais que 20 salários mínimos (37% dos que ganham entre 10 a 20 salários mínimos e 50% dos que ganham acima de 20 salários mínimos). Ou seja, Dilma possui mais concentração na intenção de votos das pessoas de baixa renda, enquanto que Serra mais concentração da classe média alta e dos ricos.


Fonte: Portal CNT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...