Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

sábado, 24 de abril de 2010

Avaliação Governo Lula

Devido ao grande trabalho que deu, ao tema tão abrangente, e a qualidade alcançada, eu estou reprisando este post.


Faltavam-lhe mais do que um dedo e alguns anos de estudo para terminar o colégio quando no fim do ano de 2002 o anunciavam como o novo presidente do Brasil. Não foram poucas as tentativas, muito menos as derrotas, aliás não motradas em seu filme produzido as vésperas de um ano eleitoral. O 'Presidente do Povo', tachado por infância humilde, sofridos anos de oposicionista, e a simplicidade até desengonçada de um alguém um tanto quanto minimamente simples em relação aos políticos comuns.
A vitória veio, junto com ela os olhares de desconfiança e a responsabilidade de assumir um país em meio a 8 anos de privatizações, planos reais e e recém-impeachments. Seu patrimônio declarado hoje em dia não passa dos 900 mil reais. Apesar do alto salário e das tantas vezes que contestado foi. Mas, mais do que alguém que possa ter sido tachado de pobre, o seu governo que se encerra neste ano, pode ser lembrado sempre por o governo que governou pelo povo, o presidente que levou o que precisava ao nordeste, deu emprego, estrutura, programas do governo, bolsas e melhorias na saúde, educação e segurança, alguém que sempre teve a confiança dos seu eleitorado maior a 95% de aprovação nos extremos do sertão. Isso porque levou o que precisava pra onde precisava!
Um dos grandes marcos que levou a uma queda de popularidade logo nos primeiros meses de governo, foi o escândalo entitulado de mensalão, em que o PT tinha todos os seus maiores medos revelados e colocados a julgamento em praça pública. Milhões pelo ralo, os nosso milhões pelo ralo, e ele disse apenas 3 palavras que deixara-no em cima do muro, mostrando a simplicidade de um presidente que chorou ao saber que assistia ao filme "Dois Filhos de Franscisco" em um DVD pirata, que caiu em lágrimas há alguns meses quando viu o nosso Rio ser escolhido como sede das Olimpíadas de 2016, o mesmo que sentou-se ao lado de Willian Bonner quando era recém-reeleito, e comentou as notícias daquele dia do Jornal Nacional, e com o maior interesse ficou até o final. Foi o mesmo que estedeu o Bolsa Família a todo o país e mostrou categoricamente quem é o Brasil em meio a crise mundial, Talvez seja por isso ser ele o maior medo da oposição e não a candidata Dilma. Pois o que ele fala, principalmente ao povo mais pobre é quase que uma lei. E quando ele disser: "Vote nela!", dificilmente a nossa Ministra da Casa Civil perderá o primeiro turno, isso se este não for o único!
O metalúrgico aposentado por invalidez, recebeu no Fórum Econômico Mundial de 2010 realizado em Davos na Suíça, a premiação inédita de Estadista Global, pela sua atuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de renda e ações em outros setores com a finalidade de melhorar a condição mundial. Lula não foi pessoalmente receber o prêmio pois estava com pressão alta. No seu lugar foi escalado o chanceler Celso Amorim que leu o discurso de Lula, quebrando o protocolo de Davos, que diz que uma terceira pessoa não pode ler o discurso de outra. E Em 2009 foi considerado o 'homem do ano' pelos jornais Le Monde e El País. De acordo com o jornal britânico Financial Times foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu "charme e habilidade política" e também por ser "o líder mais popular da história do país." Para o Instituto Datafolha, Lula era a personalidade mais confiável dentre uma lista de 27, em pesquisa publicada no primeiro dia do ano de 2010.
Segundo Pesquisas Eleitorais, é o primeiro colocado em relação aos presidenciáveis na pesquisa de voto espontâneo. Com cerca de 12%, a segunda colocação é de Dilma, com cerca de 9%.
Seus cinco filhos, e o casamento de mais de 35 anos com a primeira-dama Marisa Letícia, o credenciam como um autêntico brasileiro, que fez pelos que precisaram.
Os problemas de saúde de seu vice-presidente, José Alencar, e da Ministra Dilma, também marcaram os dois últimos anos de mandato, tanto quanto a sua pressão alta, já citada anteriormente. Apesar também dos tantos escândalos acontecidos em seu governo, e a recente prisão do governador do Distrito Federal, por atrapalhar investigações sobre corrupção praticadas por ele. Pode-se considerar bom pelas investigações e pelas descobertas, mas ruim pelos fatos de corrupção no governo Lula.
O sálario Mínimo, inferior a R$ 300,00 em 2003, passa hoje por seus R$ 512,00 mensais, e o dólar baixou, a dívida com o FMI(Fundo Monetário Internacional) acabou e o Brasil até emprestou dinheiro ao mesmo. Auto-Suficiencia em Petróleo, a descoberta do Pré-Sal, e as negociações para a modernização do exército, com a compra de caças e navios, com a troca de experiências entre Brasil-EUA, Brasil-França. Os bem-sucedidos Jogos Panamericanos, e as conquistas dos Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.
Balanço Geral do Governo de Investimentos, Emoções e Descoberta até certo ponto desagradáveis tem a sua nota dada pelo povo, cerca de 80% de aprovação popular!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...