Mais Lidas!

Leia

Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

'Presos' na Mesma!

O trocadilho pode até parecer engraçado, seria cômico, se não fosse trágico!

Difícil é ver o sistema carcerário brasileiro andando na mesma, e há tanto tempo, parecemos parados no tempo, como um país na "Era Medieval", onde os presos de guerra simplesmente eram torturados, e ainda eram obrigados a sobreviver a condições precariamente desumanas, nada anormal para os séculos passados, não para o século XXI, o nosso século XXI.

Século este cheio de engraçados e divergentes cenários mundiais, onde vemos um país tardiamente industrializado, chegar ao pico de uma grande potência, e a desigualdade parecer diminuir, sim diminuir, para aqueles que fecham os olhos perante a uma alarmante notícia que foi entoada aos quatro cantos do nosso país nesta nublada segunda-feira.



"A polícia do Rio Grande do Sul investiga a presença de duas adolescentes em uma cadeia na Região Metropolitana de Porto Alegre.
As irmãs, de 14 e 17 anos, foram encontradas na tarde de domingo(25) dentro do Instituto Penal de Viamão (RS), junto com dois detentos. Os presos fugiram e as garotas foram encaminhadas ao Conselho Tutelar.
Foram feito exames para saber se as menores tiveram algum tipo de relação sexual com os detents. O diretor da cadeia foi afastado até que o caso seja apurado pela polícia."



Texto do site G1.com.br





O absurdo, é que um presídio, que pelo menos deve ser um lugar seguro, para não haver o famoso direito de ir e vir, hospede uma história infantil dessas, difícil pensar em bolsa família, minha casa minha vida, se nós não cuidamos dos nossos preso, sim, isso mesmo, dos nossos presos, afinal o que seria do país sem seus presos? Pode parecer contraditoriamente absurdo, mas somente pode ir pra frente quem cuida de seus presos, para que eles ao invés de fazerem parte de uma estatística somatória de quantidade de delitos, façam parte de uma subtração de ex-criminosos, que se reintegraram a sociedade depois de pagarem TODOS os seus 'débitos' com a justiça, e não os 1/6 de pena com uma aoréola na cabecinha. A mesma que comanda o tráfico de lá de dentro do presídio, manda matar e sequestrar meio mundo, e agora tem mulheres lá dentro, ops... mulheres não! Meninas!! Apenas meninas!! Aliás queria eu bem saber onde estariam os pais dessas duas adolescentes, será que elas são mais duas vítimas do 'estilo de vida do século XXI' onde os pais tem 'trocentos' empregos e nem sequer veêm os filhos durante o dia?

Para avaliar algum país veja um de seus presídios e uma de suas escolas, ée... parece que para termos o Brasil que sonhamos teremos ainda que ver muita água por baixo dessa ponte, afinal, as escolas têm alunos vendendo drogas dentro delas, os presídios também, as escolas têm a total falta de educação dos alunos para com os profissionais, assim como nos presídios dos presos para com os carcereiros, há bebidas nas escolas também, e na cadeia? O mesmo! Algo está errado, pois a única coisa que deveria ser igual em ambas as 'instituições' é: O controle do governo sobre elas, e isso tem?? Ah não.. Não mesmo!!

Vamos mudar BRASIL!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...