Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sessão Bandeiras!

Chegou o Grande Dia!
A bandeira que estava ao lado (>>) será revelada agora!
>KIRIBATI<
Capital: Bairiki
População: 105.092(2005)
Moeda: Dólar Australiano
Língua Oficial: Inglês, Gilbertês
Gentílico: Kiribatiano(a)





A bandeira dá um pouco a entender. Tratam-se do complexo de ilhas Kiribate, isso mesmo o nome é meio esquisitão, mas as ilhas que antes eram conhecidas como Ilhas Gilbert, eram povoadas por povos asiáticos que falvam línguas oceânicas. As ilhas foram 'batizadas' em 1820 por um almirante da Estônia, Adam von Krusenstern e pelo seu capitão francês, Louis Duperrey, em homenagem ao capitão britâncio, Tomas Gilbert, que tinha 'descoberto' o arquipélago em 1788.




Pescadores de baleias e mercadores de escravos começaram a visitar as ilhas em grande número no século XIX e a confusão resultante ocasionou vários conflitos e a introdução de doenças. Num esforço para restaurar a ordem, em 1892, as ilhas tornaram-se um protectorato britânico, juntamente com as ilhas Ellice e passaram a ser uma colônia em 1916. Nos anos que seguiram os britânicos incorporaram as ilhas da Linha e as ilhas Fênix à colônia, à qual deram estatuto autônomo em 1971. Em 1978, as Ellice Islands tornaram-se o estado independente de Tuvalu e a independência de Kiribati segui-se a 12 de Julho de 1979. Com a independência, os EUA entregaram à nova república a ilha Phoenix e quase todas as ilhas da Linha.




Kiribati é um arquipélago formado por 33 ilhas de coral e vários atóis e era cortado pela Linha Internacional de Data. Quando em Bairiki(capital) era manhã de Domingo, no leste do país era manhã de sábado. Essa situação alterou-se em 1995, pelo realinhamento da Linha Internacional de Data, fazendo com que Kiribate, seja o país mais oriental do mundo. Assim, a ilha Carolina, que foi o primeiro território do Mundo a entrar no terceiro milênio, foi renomeada Ilha do Milênio.

A partir de agora outra bandeira está lá, e dentro de algumas semanas será revelada.

ValeW!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...