Mais Lidas!

Leia

Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Canal - Curiosidades em Geral

O Leite em pó é uma forma moderna de consumo de leite, que desidratado, tem sua longevidade estendida. O leite em pó é feito a partir da secagem do leite comum. Para extrair a água, que compõe cerca de 90% da massa do leite, as fábricas fazem-na evaporar num processo lento, que não estraga as proteínas do produto.

Primeiro, o leite escorre em paredes metálicas verticais aquecidas a 77 °C, porque o líquido não pode ser fervido. Nessa etapa evapora até 50% da água, e o leite fica pastoso. O produto concentrado segue então para uma máquina que borrifa minúsculas gotículas contra um jato de ar quente a 180 °C. Um rápido contato é o suficiente para fazer com que o restante da água evapore, e as gotículas de leite se transformem em grãos de leite seco. Então o leite é separado em diferentes fases: flocos, granulado e pulverizado.
Este leite em pó pode apresentar-se com diferentes teores de gordura, conforme o leite utilizado tenha a gordura natural do leite, seja parcialmente desnatado ou seja magro.
De qualquer forma a protéina do leite em pó é a mesma que no leite líquido, com valores próximos de 30 – 35%, o que faz um alimento extremamente interessante.
1kg de leite em pó, adicionado com água, permite obter 6-7 litros de leite recombinado.

Um comentário:

DE TUDO UM POUCO, MINHA OPINIÃO disse...

É estranho que muita gente ainda tem uma certa resistência a esse tipo de leite. Parabens pelo post. Um grande abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...