Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

ENEM e o Santo-do-pau-oco!

Satisfeito, voltei, depois de semanas dedicadas totalmente ao estudo para o ENEM e para conversas curtas de MSN. Com bala-na-agulha, e idéia de montãao o blog volta a ativa.

Lastimável 2010 não? Mas antes de comentar esse nosso sofrível e horrendo ano(gastando o Aurélio heein?), uma pequena histórinha! Sabe como sugiu a expressão popular e tão usada 'santo-do-pau-oco'? É que na época da colonização do Brasil, quando os portugueses se deliciavam com as nossas riquezas naturais, e como aos poucos o índio e portuga que moravam no Brasil iam descobrindo as artimanhas que eram usadas para pegar o nosso ouro e madeira, eles tinha que inovar. Foi aí que usaram a religião(que coisa não? hoje em dia as coisas não funcionam mais assim!) e começaram a produzir pequenos 'santinhos' de madeira de baixa qualidade, e exportá-los a Portugal, mas o trabalhador que ajudava a carregar desconfiava do peso das estatuetas, foi quando este resolveu pegar um exemplar e abrir, tinha ouro dentro! Santo do pau-oco. Interesse falso!
Mas o que isso tem a ver com o ENEM? Quando acontecem escandalos assim, vem a tona certos absurdos desse nosso 'Brasilsão'!. No contexto, estamos num ano eleitoral,(contexto?), portanto, teoricamente(e só teoricamente) o brasileiro se une portanto com sua família e sociedade para discutir as melhores propostas para o Brasil, elegendo assim a pessoa mais competente e preparada para guiar o Brasil(blá-blá-blá), no período mais promissor da história desd'os tempos de JK(quase ninguéem quer!).
A discussão foi mais uma troca de farpas, e o eleitor brasileiro(coitado, tão interessado em política) se viu entre acusações e interesses em votos da comunidade Cristã no Brasil(que tem mísera maioria) e o Aborto foi muito mais discutido juntamente com a união entre homossexuais do que questões cruciais como Saúde, Educação, Segurança, Previdência, Pré-Sal entre outros(Sarney, Palocci e Collor.. rs).
Estamos como ja citado acima, num momento histórico de crescimento e notoriedade no cenário mundial, mas e os aeroportos? os portos? ferrovias? vão continuar queimando a amazonia? e a seca? Não é pela copa que precisamos de infra-estrutura, é pelos impostos pagos, absurdamente todo minuto. Não é pra mostrar ao mundo organização e sim para os brasileiros que colocam o seu dinheiro na mão de quem não merece tal confiança(Datena?). Será mesmo que, se antes de discutir o Aborto, fizéssemos o esforço pela Educação, tendo uma política de planejamento familiar desde cedo, com orientações em casa e na escola, para que casos de gravidez na adolescência caiam pelo simples fato da educação de prevenção? Para não dizerem depois que não avisamos.
Talvez a tal notoriedade no Brasil seja como o santo-do-pau-oco, cheio de boas intenções(aliás que não são nada mais que a obrigação dos governantes) de religiosidade(interesseira, partidária e eleitoreira), e da política do 'ta tudo muito bem obrigado!', quando na verdade temos um sistema frágil de educação, saúde decadente e segurança limitada, mediante a meia dúza de mini-fúndios que exportam aos milhares, enquanto tem terra boa e parada, aos 'especuladores imobiliários', enquanto tem gente morando debaixo de papelão, bancos lucrando bilhões e cobrando juros astronômicos(eles viram no horóscopo que isso ia dar lucro).
Passei meu fim de semana todo numa sala, perdi meses estudando, pra chegar na prova pra quê? Pra perguntarem pra mim como foi criado o feijão tropeiro, com fotos de Mr Bean no corpo da monalisa(que cena!), um tema de redação fraco(fraquíssimo), e perguntas que diferenciam média de mediana! Você sabe a diferença? Eu nunca aprendi isso! É assim que os bocós(isso mesmo), tratam os universitários de amanhã(que são os verdadeiros bocós), que o governo trata os seus 70 milhões(opa.. loteria?), jogando fora, e pisando, maltratando e dando condições risonhas de ensino para o seu amigo, irmão, tio vizinho, conhecido, para o brasileiro!
Um exame com mais de 4 milhões de inscritos, uma disputa medonha e bisonha por uma nota 6, redações previsíveis, bela escola tá pagando pro seu filho heein? Cobre, faça a cidadania, comece mudando por você! Ah.. claro que não.. você brasileiro e não desiste nunca, vamos lá, dar dinheiro pros estádios se saber nem escrever uma redação que preste, ganha o tal Hexa, enquanto os brasileiros mais espertos(jogadores) lucram aos milhões, saiba o nome e quantos gols eles fazem sem ler sequer um Machado de Assis, compre uma bola e baixe o livro da internet, afinal uma bola a R$ 50,00 é normal e um livro/DVD a R$40,00 é caríssimo, mas invista mesmo, porque quem quer ganhar dinheiro fácil mesmo no Brasil: Joga Bola! É a velha política do pão e circo.. conhece? devia saber.. isso se ensina até a 8ª série, mas como no Brasil o que dá lucro é politica e bola...(é mentira?)
Cuidado! Talvez quando vierem 'abrir o Brasil' pra ver o que tem dentro, encontrem muita sujeira, num oco imenso! Religiosidade e boas intenções que por trás são só interesse de monopólios capitalistas!
Ah.. e que os tontões dos estudantes, façam prova de novo, achem lindo a Dilma, Serra e bando todo sorrindo e beijando criancinhas em 2014! Continue votando assim, que seu país só vai piorar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...