Mais Lidas!

Leia

Imagens para Pensar!

Imagens para Pensar!

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Alencar, dos maiores José's!

"Se DEUS quiser me levar, ELE não precisa de câncer pra isso. Entretanto, se ELE não quiser que eu vá, não há câncer que me vença, e eu venho achando que ELE não quer me levar!" - José de Alencar

Suas frases e lições se confundiram com seu xará, José de Alencar, poeta, carioca. O vice-presidente mais popular da história do país foi e voltou várias vezes nos últimos anos. As más notícias não foram capazes de abater o mineiro de fala mansa. Empresário, foi olhado com preconceito ao lado de Lula, foi colocado em dúvida para 2006, mas ele não deixou seu parceiro de lado no 'mensalão'.
Suas frases, entrevistas e críticas aos juros eram seguidos de risos. Mas essa terça-feira o fim foi diferente, Alencar sairia do hospital para nunca mais voltar, teria o câncer vencido o guerreiro? Não, DEUS, tão entoado pelo grande empresário resolveu dar números finais a luta. Ninguém é invencível, e mesmo que alguém diga que ele só viveu por ter muito dinheiro para pagar o tratamento, eu digo que o fardo é dado segundo a capacidade de cada um. E como ele era um homem forte, recebeu um grande peso!
'Zé' era um brasileiro nato. Nasceu pobre, morreu honrado, conquistou dinheiro, fama e poder! Vestiu as pessoas com roupas, e se revestiu da sua capacidade de negociação. Morou no corredor de um hotel. Venceu várias vezes a falta de saúde. Gostava de esportes, ao paladar gostava de um 'gole' e de torresmo! Sonhava em ser presidente, mas foi inúmeras vezes chefe de Estado. Lula era um grande viajante, e Alencar, quando não no hospital, estava no poder, era o presidente. Vimos alguns opositores a elogiar-lhe, tudo muito comum no meio político, mas poucas pessoas tiveram uma vida pública tão limpa como ele. Nenhuma denúncia, nenhum escândalo, de um homem polêmico, mas manso, crítico, mas tranquilo, fiel, mas sonhador!
Entre tantas vitórias, Alencar deixa a lição de não ter medo da morte, e viver a cada dia. Como ele mesmo dizia: "Cada dia que DEUS me dá a mais já é muito!". Temos tentado aprender isso a cada dia, mas não conseguimos na maioria. Ele deixa uma lição de vida, e de coragem!
Morreu um ícone, um símbolo de luta, ficou a imagem de alguém que lutou, que lutou pra ser alguém, pra ser alguém que fizesse algo pelo povo. Mas não morreu, e tão contraditório quanto possa parecer isso, assim era ele. Fica o Alencar alegre, e junto com Lula, o povo brasileiro chora, chora, mas sorri, sorri largo alá José de Alencar Gomes da Silva!
Ele não foi mais um José, foi o mais Alencar do José's, e será sempre lembrado! Pode apostar, estará nos livros, na história, porém, vivo no coração dos brasileiros, que tem sempre um pouco de José, DO JOSÉ!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...